quinta-feira, 7 de julho de 2011

Visita ao 3°/8°GAV

Prof. Rui entrega diploma de agradecimento ao Cmte do 3°/8° GAV, Cel. AV. Malheiro

Ten Av. Santos, Prof. Rui e Sub. Macias


3°/8° GAV recebe Alunos da Turma Básica 22 da Fly Escola de Aviação (por Rui Barbosa Vianna)
No dia 17 de maio de 2011, o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – 3º/8º GAV - Esquadrão Puma, recebeu a visita da Turma Básica 22, de formação de Técnicos em Manutenção Aeronáutica da Fly Escola de Aviação.
Os contatos iniciais foram feitos pelo Professor Rui Barbosa com o Ten Av Javé, que nos direcionou para o Ten Av Santos, Oficial de Comunicação Social, e para o Suboficial Macias, Encarregado da Subseção de Instrução, nosso palestrante oficial.
Os alunos foram recebidos pelos Tenentes Aviadores Javé e Santos e pelo Suboficial Macias. Foram apresentados ao comandante do 3º/8º GAV, Ten Cel Av Malheiro, que deu as boas-vindas e teceu alguns comentários sobre as atividades do Esquadrão.
O Ten Cel Av Malheiro manifestou a satisfação em poder mostrar à sociedade o trabalho incansável do Esquadrão PUMA, que possui o lema: “FIEL NA PAZ E NA GUERRA, NOSSA LIDA, VOSSA VIDA, PUMA!” Discorreu sobre o prazer e a satisfação de cada componente do Esquadrão em atuar no Sistema de Busca e Salvamento, na sigla em inglês SAR (Search And Rescue), como elo para socorrer as vítimas de acidentes aeronáuticos.
O Esquadrão PUMA sempre está envolvido em missões humanitárias. Recentemente, esteve envolvido em missões de misericórdia na Região Serrana, nas enchentes do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e na busca dos corpos e tentativa de encontro de alguns sobreviventes do voo 1907 da GOL, em 2006.
A visita teve o Seguinte cronograma:
9:00 hs - Palestra com o Ten Santos e Suboficial Macias - Tema: Missão do Esquadrão e as atribuições da Seção de Manutenção como agente de segurança de voo. (O dia-a-dia do Mecânico).
12:00 hs - Encerramento da visita.

Na palestra, o Suboficial Macias iniciou com um roteiro, onde foram enunciados os seguintes tópicos:

- Introdução;
- Organograma;
- Base Aérea dos Afonsos;
- Missões;
- Atividades Anuais típicas;
- Perspectivas Futuras; e
- Exercício PABEFI XX (2011).

Na introdução, os alunos puderam assistir a dois vídeos, que mostraram o treinamento e o estado de alerta e prontidão do Esquadrão. O Esquadrão Puma foi criado em 1980, mas sua origem vem da 2ª Guerra Mundial, remonta às primeiras missões nos campos de batalha da Itália, quando a 1ª ELO, Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação, atuava na observação aérea, informando a movimentação das tropas inimigas.  À época, voava-se uma aeronave limitada, os HL Piper Cub, ou L-4 1H na versão militar.
Mesmo com todas as dificuldades, essa Esquadrilha cumpriu sua missão e forjou no coração de cada guerreiro o espírito do Esquadrão Puma. Na década de 70, a então 1º ELO, por decreto, foi reativada nas roupagens do 3° EMRA – Terceiro Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque.
Nessa época, baseado na BASC - Base Aérea de Santa Cruz, operavam três tipos de aeronaves: Bell UH-1H, os L-42 (Regente) e os Caças AT-26 (Xavante). Segundo o Suboficial Macias, chegava-se a voar até 1000 horas por ano. Em 1980, com a reformulação do organograma da FAB, foi criado o 3°/8° GAV (Esquadrão Puma). Novamente uma época difícil, como toda transição.
O Esquadrão ganhou uma sala no Esquadrão de Suprimento e Manutenção (ESM), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), enquanto o hangar era construído. Nessa época, apenas aquela sala não sabia a dimensão e o valor que se encontrava representado por quatro militares que ali trabalhavam.
Operando os L-42 Regente e os Bell 205 (UH-1H na FAB), dedicadamente, aguardando as novas instalações, iam cumprindo sua missão SAR e de Ligação e Observação, ao mesmo tempo que incorporavam os primeiros modelos das aeronaves francesas Aerospatiale AS-332 Puma.
Carinhosamente chamados de “Puminha”, de menor capacidade que os atuais H-34 (Super-Puma), foram sendo gradativamente substituídos os CH-33, como eram designados os lendários “Puminhas”, pelos atuais H-34 (Super-Puma). Esse era o esforço da FAB para ter nessa importante Unidade, de missão ímpar, maior capacidade de ação, haja vista que os H-34 têm a capacidade de cruzar o país em 17 horas de voo.
O Suboficial Macias relembrou as missões de que participou, em especial, a missão de Resgate na Serra do Cachimbo, do Varig do Comandante Garcez, famoso acidente, que já deu origem a livros como o conhecido “Caixa Preta”.
Relatou, emocionado, o Suboficial Macias: “Anteriormente a este acidente, havia perdido um filho, e que ao decolar, levando à bordo a tripulação e a equipe do PARA-SAR, tinha a esperança de encontrar alguém vivo. Chegando ao local, um integrante da equipe de resgate, vasculhando os destroços, percebeu a presença de um bebê, com traumatismo craniano, mas, ainda, vivo.”
“Esse integrante entregou a criança, que foi sendo mantida pela equipe de bordo, enquanto, na situação crítica do resgate, eram retirados corpos e muitos feridos, até que chegaram num posto de atendimento avançado, onde deixaram a criança aos cuidados médicos. Hoje, esse jovem vive em Brasília e está se graduando em engenharia.”
Com lágrimas nos olhos, o suboficial relata que se tornaram amigos e que se falam até hoje. É um exemplo vivo da dedicação do pessoal do Esquadrão Puma. Hoje, na reserva, o Suboficial Macias colabora com o Esquadrão, trabalhando na Subseção de Instrução e auxiliando na Seção de Comunicação Social.
O Comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Malheiro, demonstra a alegria e a satisfação de comandar um dos elos mais importantes do Sistema de Busca e Salvamento do Brasil.
As perspectivas futuras são de aumentar a capacidade operacional do Esquadrão, com a chegada das aeronaves EC-725 (Super-Cougar).
A visita, ainda, privilegiou os alunos com a oportunidade de conhecer o Salão Histórico do Esquadrão e com a visitação do hangar e suas seções de manutenção. Os alunos puderam visualizar, na prática, a importância do profissional de manutenção como elo da segurança de voo.
Tiveram, ainda, a oportunidade, num bate-papo animado com o Suboficial Macias e com o Professor Rui Barbosa, de visualizar alguns sistemas da aeronave H-34, que estava em manutenção.
Os Alunos da Fly Escola de Aviação ficaram encantados em saber que podem contar com o trabalho desses profissionais e ter a certeza que “Eles irão nos buscar e se empenharão ao máximo para que outros possam viver!”


Professor Rui Barbosa da Fly Escola entrega diploma de agradecimento ao Ten Cel Av Malheiro, comandante do Esquadrão Puma.

Da esquerda para direita: Suboficial Macias, Professor Rui e Ten Av Santos – Chefe da Seção de Comunicação Social do Esquadrão PUMA. Ao fundo, a aeronave H-34 (Super-Puma).

Agradecimentos:

À Diretora da Fly Escola de Aviação Civil, Camila G. Lyra.
A toda equipe da escola, que se empenhou para que essa aula prática pudesse ser realizada.
À Revista Forças Armadas e a sua diretoria pela divulgação.
Ao Professor Rui Barbosa, pelo empenho em planejar e executar a visita junto aos alunos.
Aos Alunos da Turma Básica 22, que compareceram ao evento.
À Força Aérea Brasileira, em especial, seus representantes: Ten Cel Av Malheiro, Ten Av Javé, Ten Av Santos, Suboficial Macias e a todo o efetivo do 3°/8°GAV

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