quinta-feira, 21 de julho de 2011

Demanda de Pilotos faz ...Fonte G1.

Demanda faz piloto de linha aérea criar escola para formar mais colegas

Comandante de Boeing, Eduardo Faraco abriu empresa em Florianópolis.
Ele tem orgulho de ter tomado banho de óleo, tradição entre iniciantes.

Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo
pilotos (Foto: Arquivo Pessoal)Eduardo Faraco voa com piloto iniciante em instrução
sobre o mar de Florianópolis (Foto: Arquivo Pessoal)
Piloto de linha aérea comercial há 12 anos, Eduardo Faraco é hoje comandante de Boeing 737 de uma das maiores companhias brasileiras. Realizado com a profissão e atento ao aumento da demanda no mercado, ele resolveu, junto com outros dois colegas de profissão, montar uma escola para formar novos pilotos em Florianópolis, Santa Catarina.
“Quando eu entrei, o mercado tinha altos e baixos. Eu ingressei na minha profissão por vocação, gosto, paixão mesmo. Desde garoto andava com aviãozinho em mãos, sabia que era isso que eu queria da vida”, diz o piloto, hoje com 29 anos.
“O mercado neste ano está mais quente do que nunca. A realidade do Brasil está exigindo mais tripulação e a formação é deficitária para absorver isso”, diz Faraco, que já fez vários treinamentos no exterior.
Um dos fatores que o levaram a montar a escola de aviação, inaugurada na última quinta-feira (7), é o que ele chama de "déficit de experiência dos instrutores".
“A formação do curso preparatório para piloto privado e comercial é básica. Aviação é experiência, a soma do que você aprendeu na prática, o que fez errado e o que fez certo. Quem tem mais horas de voo de verdade consegue passar algo diferente para os novatos”, acredita.
Segundo Faraco, a convivência com jovens ainda em formação faz com que pilotos experientes mantenham-se também atualizados. Para se formar como piloto comercial, a Anac exige pelo menos 150 horas de voo, mas, segundo ele, muitas companhias contratam apenas pilotos que tenham mais experiência, que já voaram 500 horas ou mais de 1,5 mil horas, dependendo da aeronave.
pilotos (Foto: Arquivo Pessoal)Formação de um piloto comercial não sai por menos de
R$ 75 mil no país (Foto: Arquivo Pessoal)
“A procura hoje é grande por pilotos, mas a formação é cara. Tudo na aviação é em dólar e é importado. A formação de um piloto custa mais caro no Brasil do que fora, fica em R$ 75 mil, R$ 80 mil ou mais”, diz.

Banho de óleo
O piloto tem orgulho de, ao se formar, ter seguido uma das tradições mais antigas na aviação: o novato é recebido com um banho de óleo assim que pousa de um voo solo.


“Atualmente, não é mais recomendado o banho de óleo, pois prejudica a pele, é agressivo. Quando eu tomei o meu, passei três dias esfregando com esponja embebida em gasolina para tirar o óleo. Mas tenho muito orgulho de ter seguido a tradição”, afirma.
“ Hoje as escolas usam banho de água mesmo. Assim que o piloto desce da aeronave, colocam ele sentado em um banquinho segurando o manche e despejam um balde de água. É uma brincadeira que simboliza uma passagem, um momento especial na carreira do piloto”, segundo Eduardo.

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