quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que está Errado na formação profissional de Pilotos e Mecânicos Civis?

Em 2003, ainda não havia uma definição correta da lei que regulasse o Estágio. Devido a isso várias pessoas trabalhavam quase que como escravos, alguns chegavam a pagar, uma vez que sem ajuda de custo das empresas aéreas para estagiar se viam na necessidade de custear a passagem e alimentação e trabalhar de graça , em troca de míseras 720 horas para se formar Técnico em Manutenção de Aeronaves.
Hoje essa realidade evoluiu, mas muitas empresas não estão mais contratando Estagiários.
Por outro lado, no passado quando ocorriam contratações imorais como " Auxiliar de Pista II" que na realidade é Auxiliar de Manutenção, pois o mesmo executava Lavagem das Aeronaves, tratorava aeronaves para Pista, Abastecia, e auxiliava na Manutenção, e as vezes inescrupulosamente era impedido de fazê-lo para que não tivesse o reconhecimento profissional e não conseguisse  as CHT's de Manutenção e o reconhecimento como Mecânico de Aeronaves.
Os Pilotos Civis por sua vez muitas vezes obrigados a ministrar Groundschool de graça, trabalhar por valores abaixo de mercado, mostra que os Gestores públicos que cuidam da aviação continuam com o vício da "farra do boi" que está entranhado na sociedade brasileira.
Ao passo que tivemos grandes passos na aviação, como a Indústria Aeronáutica com nosso parque industrial contando com empresas de Alto nível como a EMBRAER, e Taxis Aéreos de Alto Nível como a BHS, Lider Taxi-Aéreo e outras temos umas empresas que não condizem e nem podemos culpá-las uma vez que o setor não tem recebido apoio do governo.
Não sou contra o governo, mas contra os maus administradores qued estão nos governos, que passam o dia sem fazer o trabalho para o qual foram designados, Legislar e fiscalizar o cumprimento da lei.
Creio que faremos grandes avanços quando a sociedade se conscientizar que aviação é um direito de todos os Brasileiros, Um dever dos profissionais que trabalham no setor e uma questão de honra desenvolver a melhor aviação do mundo.
A partir de então teremos uma sociedade realmente democrática, preocupada em formar pessoas e desenvolver tecnologia, trazendo uma prosperidade verdadceira e não uma ilusão momentânea de Copa, Olimpíada e Carnaval que não trazem um desenvolvimento real e sim, somente, dinheiro para o país sem sustentabilidade.
Conto com voce cidadão e profissional de aviação a se engajar nesse projeto desafiador de melhorar as condições de formação e trabalho no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário